A cirurgia endoscópica da coluna é uma evolução da cirurgia tradicional, que utiliza incisões na pele e acessa a coluna através de visualização direta.
Quando é utilizado técnicas menos invasivas, com retratores especiais e uso de microscópio, é possível diminuir expressivamente a agressão aos tecidos, diminuindo a dor pós-operatória e minimizando o tempo de recuperação.
Essa é uma técnica normalmente utilizada nas cirurgias de hérnia de disco na região lombar, podendo ser empregada em descompressões medulares, em todas as regiões da coluna. Determinadas condições do paciente e da doença na coluna não permitem a realização desta técnica e estas devem ser avaliadas pelo médico especialista em coluna vertebral, que fará uma avaliação cautelosa, com histórico da doença, exame físico completo e exames de imagem.
O cirurgião de coluna acessa e remove a hérnia de disco, com a utilização de endoscópicos associados a câmeras. Além de descomprimir a região, causando um dano mínimo nas estruturas da coluna e na musculatura.
Isto permite um pós-operatório menos doloroso e um retorno precoce as atividades normais.
Embora seja uma cirurgia com mínima agressão, uma avaliação clínica e de exames deve preceder este procedimento cirúrgico. O paciente deve respeitar jejum de líquidos e alimentos sólidos por oito horas antes da cirurgia. Ações de prevenção de infecção também são utilizadas, como o banho e assepsia local com sabonete líquido a base de clorexidina a 2%.