A região torácica está localizada entre duas outras regiões da coluna vertebral (cervical e lombar) e compreende 12 vértebras. Qualquer dor nessa região pode ser considerada uma dorsalgia.
Causas para a dorsalgia
A dor é proveniente de músculos, articulações, nervos, ossos ou outras estruturas próximas à coluna torácica:
Natureza traumática: distensões musculares, fraturas ou contusões na região dorsal, atividades em posições inadequadas, esforço físico exagerado ou quedas;
Degenerativas: quando ocorre a degeneração dos corpos vertebrais, discos intervertebrais e facetas-articulares, normalmente, em virtude do envelhecimento natural;
Tumores: alguns tumores (malignos ou benignos) podem contribuir para o surgimento de dorsalgia.
Além da dor, a dificuldade para respirar, sensação de “pontadas” no tórax e queimação nas costas são sintomas recorrentes da dorsalgia.
Diagnóstico e Tratamento para a Dorsalgia
Antes de iniciar qualquer tratamento, o profissional precisa obter um diagnóstico preciso do quadro do paciente. É indispensável a avaliação de toda a coluna, identificando a existência de deformidades, contraturas musculares e possíveis limitações de determinados movimentos. A partir de então, o tratamento a ser realizado deverá levar em consideração o quadro específico do paciente e as causas da dorsalgia.
O especialista avalia o paciente de forma total e os movimentos a serem realizados, direcionam-se às necessidades individuais de cada pessoa que os apresenta.