Qualquer cirurgia que alivie a compressão mecânica da medula espinhal ou dos nervos espinhais é considerada uma cirurgia de descompressão. Se a compressão resultar de uma hérnia de disco, a cirurgia é chamada de discectomia. Se a compressão é por causa de um canal espinhal estreito, que está determinando compressão sobre a medula espinhal ou raízes nervosas, esta cirurgia é chamada de laminectomia. Uma laminectomia remove as paredes do canal vertebral para criar mais espaço maior para a medula espinhal ou nervos da coluna espinhal.
Quando a cirurgia de descompressão é necessária?
• A cirurgia de descompressão é realizada para o tratamento de:
• Estenose do Canal Vertebral
• Compressão Radicular com Dor ou perda neurológica (redução de força, sensibilidade superficial e profunda, reflexos)
• Espondilose (desgaste da coluna vertebral, artrose ou outras condições associadas à compressão do nervo).
O que esperar após a cirurgia de descompressão:
Depois de ter decidido fazer a cirurgia, ocorrem os seguintes eventos:
• Um exame médico.
• Radiografia de tórax, eletrocardiograma e hemograma completo e coagulograma.
• Você pode ser solicitado a fazer um exame neurológico ou psicológico.
• Você pode ser solicitado a fazer um exame com o cardiologista e/ou clínico geral, dependerá das suas condições de saúde.
• Se você toma aspirina ou medicamentos anti-inflamatórios diariamente, pare com esses medicamentos pelo menos uma semana antes da cirurgia, e avise seu cirurgião.
• Se você tomar medicamentos prescritos ou outras drogas, incluindo ervas, pergunte ao seu médico em quanto tempo você deve parar de tomá-los antes da cirurgia.
Já na entrada logo após internação solicitamos que faça uso das meias de média compressão, prescrita durante o período de avaliação pré-operatória e providenciar o colar Cervical ou Colete lombar (Putti Lombar Alto) de acordo com cada cirurgia proposta.
Não comer ou beber nada por 6 a 8h antes da cirurgia.
Antes da cirurgia, você será solicitado a assinar consentimentos para cirurgia, anestesia, sangue e hemoderivados.
O que acontece durante a cirurgia:
Uma incisão é feita na região lombar (ou no pescoço, se a cirurgia for da coluna cervical anterior, na face anterior do pescoço).
A Fluoroscopia, um método usado para fazer imagens de RX, é usado para determinar os níveis corretos a serem operados.
Os tecidos que mais comumente estão comprimindo a medula ou os nervos são, osso e ligamentos, que serão removidos.
Às vezes a fusão com hastes e parafusos, será realizada, após uma descompressão para re-estabilizar a área operada.
A cirurgia demora aproximadamente 2 – 4 horas.
O que esperar após o procedimento
Você irá para sala de recuperação de 2 a 4 horas, até se recuperar bem do procedimento anestésico. O cirurgião entrará em contato com sua família enquanto você estiver na recuperação, deixe telefone móvel de contato ou aguarde no quarto até alguém da equipe entrar em contato. Depois de ir para um quarto do hospital, você receberá medicamentos para o controle da dor, orientações e deverá permanecer em repouso até a próxima visita médica. Os fisioterapeutas ou enfermeiros geralmente irão auxiliar você da cama no mesmo dia da cirurgia, para troca de posição e no dia seguinte, será orientado como sair do leito com auxílio e acompanhamento da equipe treinada. A internação hospitalar geralmente é de 2 a 4 dias. Um colete ou espartilho (Putti lombar alto) poderá ser prescrito para restringir a flexão. Você receberá todas as prescrições e instruções de repouso necessárias. Um conjunto de exercícios que você pode fazer em casa será fornecido, no momento da alta. Você será capaz de andar de carro ou avião ao sair do hospital, realizar atividades leves como higiene pessoal vou fazer seu próprio lanche e estará liberado para caminhar no perímetro da casa, com cuidados. A fisioterapia geralmente é iniciada após a primeira consulta de retorno com seu médico após a cirurgia em 15 dias. A recuperação da cirurgia de descompressão geralmente é relativamente breve, mas varia muito entre os pacientes e depende da idade e da saúde do indivíduo.
O retorno ao trabalho também varia muito entre os pacientes e está relacionado à saúde geral e ao tipo de trabalho que você faz.