Fratura, luxação e entorse podem ter sintomas semelhantes, como dor, inchaço e incapacidade de a região afetada funcionar normalmente. Porém, essas lesões são muito diferentes e requerem cuidados específicos.
– Fratura
Acontece quando um osso “quebra”, geralmente, por conta de traumas e fragilidade óssea. O tratamento varia de acordo com a sua localização e gravidade.
Alguns ossos fraturados são imobilizados com o uso de gesso, órtese sintéticas. Outros, em casos graves, precisam de tratamento cirúrgico com estabilização do foco fraturado aplicação de placas de metal e parafusos, hastes ( chamados implantes).
– Luxação
Luxação é uma lesão que faz com que as extremidades dos ossos não se posicionem dentro de uma articulação, sendo conhecida como deslocamento.
As luxações comuns incluem tornozelos, joelhos, ombros, quadris, cotovelos, dedos e mandíbula, porém ocorrem também na coluna vertebral mais comumente na coluna cervical podendo causar danos adicionais a medula, nervos ou tendões se os ossos não forem tratados adequadamente.
– Entorse
Entorse, por sua vez, é o estiramento de ligamentos e tendões, que acabam se rompendo. Dor intensa e inchaço são os seus sintomas mais comuns.
Com cuidado e diagnóstico adequados, o processo inflamatório deve se dissipar em algumas semanas.