54 99959 8217
Home Alta após Cirurgia Lombar

Alta após Cirurgia Lombar

Você acaba de receber alta hospitalar após ter sido submetido a uma cirurgia para tratamento de uma hérnia discal lombar /artrodese lombar. Alguns cuidados são importantes, e ajudarão na sua melhor recuperação.

Ferida operatória

Mantenha a ferida operatória limpa e seca.

Durante o banho, proteja a área que foi operada com um plástico limpo colocado por cima do curativo e prenda esse plástico à pele com micropore. Tome seu banho normalmente.

Após o banho, remova o plástico e o curativo antigo, faça a limpeza da região com soro fisiológico, e depois seque com gaze estéril. Faça um novo curativo apenas com gaze estéril e fixe com micropore. Não há necessidade de uso de medicamentos como pomadas ou líquidos antissépticos sobre ou ao redor da incisão. Os pontos serão retirados na consulta de retorno, no ambulatório.

O médico precisa ser avisado em casos de alteração na ferida, como dor excessiva, aumento de volume, vermelhidão, calor e saída de secreção em excesso.

Medicamentos

Você está recebendo uma prescrição com medicamentos que serão utilizados até a sua consulta de retorno, que será em torno de duas semanas. É importante seguir as orientações desta receita, pois os medicamentos ajudarão na melhor recuperação, e diminuirão a dor, comum neste período.

Atividades da vida diária

De maneira geral, as atividades mais simples como escovar os dentes, pentear-se, alimentar-se, ir ao banheiro, caminhar pela casa podem ser realizadas de modo independente. Outras atividades como tomar banho e trocar de roupa devem inicialmente receber a ajuda e supervisão de um acompanhante, bem como entrar e sair da cama e sentar / levantar do sofá. Progressivamente você conseguirá realizar estas tarefas de maneira segura e independente. Caso lhe tenha sido orientado o uso de um colete, retire-o para tomar banho e para dormir. No restando do tempo use-o.

Tenha cuidado para não se exceder tentando voltar às suas atividades de uma só vez. As atividades serão “liberadas” para realização de forma gradual e progressiva, a cada reavaliação, de acordo com a evolução da recuperação. Também evite fazer “testes” para descobrir se consegue ou não fazer determinada atividade ou tarefa. Deve-se evitar inclinar o corpo para frente, bem como fazer movimentos de rotação (girar) o tronco e o carregamento de peso – no máximo 5 kg no primeiro mês pós-operatório. Progressivamente você será liberado para aumentar essa carga.

Caso precise pegar objetos que tenham caído no chão, jamais “dobre” a coluna: faça o movimento dobrando os joelhos, e não a coluna.

Evite passar períodos de tempo prolongados na posição sentada. A cada 20-30 minutos levante e caminhe por alguns minutos ou deite-se. Conforme as semanas passam, esse tempo poderá ser aumentado levando em consideração seu conforto e bem-estar. Normalmente um apoio para as costas, como um travesseiro torna a posição mais confortável.

Alimentação

Não há proibições alimentares em decorrência da cirurgia. Recomenda-se inicialmente uma dieta leve com inclusão de frutas, sucos, verduras e legumes. Evite gorduras, frituras, refrigerantes e condimentos em excesso.

Atividades físicas

Deve-se evitar o repouso no leito de maneira contínua, e certo grau de atividade é recomendado. Isto evita a perda de massa muscular, que pode dificultar a recuperação e aumentar as dores nas costas. Procure alternar as posições entre sentar, deitar, caminhar.

Caminhadas curtas, como ao redor da casa, devem ser iniciadas o mais precocemente possível, em torno de 5 a 10 minutos, 3 a 4 vezes ao dia.

No momento adequando, será instituído um programa de exercícios de reabilitação com auxílio de um fisioterapeuta.

Dirigir

De acordo com o caso, será necessário um período de 2 a 6 semanas para que você esteja apto a retomar a direção, inicialmente apenas pequenos trajetos. A distância será aumentada progressivamente conforme a evolução pós-operatória. Esta atividade exige movimentos de rotação da coluna que podem causar dor se iniciados precocemente, por isso a necessidade de afastamento.

Trabalho

As atividades administrativas e que não exijam esforços físicos podem ser retomadas em 3 a 4 semanas lembrando-se que devesse evitar ficar sentado por períodos prolongados. Faça pausas, levante e movimente-se sempre que possível. Trabalhadores braçais ou atividades que exigem carregamento de peso necessitam mais tempo para que possam retomar suas atividades. Esse tempo será avaliado de acordo com a evolução.

A cirurgia foi muito tranquila. Os Drs são excelentes. Me sinto nova e voltei a fazer as minhas atividades.

Patrícia Constantinópla
Cirurgia da Coluna